Insónia

Insónia

Sente dificuldade em adormecer? O seu sono é facilmente interrompido, superficial ou tem sonhos frequentes? Acorda cansado?

Se a sua resposta foi sim a pelo menos uma das questões enunciadas, sofre de insónia.

Este distúrbio é descrito como a impossibilidade ou dificuldade em manter o sono, podendo incluir sintomas anexos, desde cefaleia, tonturas, palpitações e esquecimento fácil, e trazer consequências para a saúde, como fadiga crónica, irritabilidade, depressão, ansiedade, tendência a vícios (tabaco, álcool, café ou comida), aumento da tensão arterial e risco aumentado de patologias cardiovasculares.

A saúde é atingida através do equilíbrio entre duas energias opostas que se complementam, yin e yang. Quando um
indivíduo está acordado, a energia yang ascende, a mente está desperta e os sentidos alerta, mas à medida que o dia vai cessando, a energia yin vai ascendendo e permite que o sono surja naturalmente. Qualquer desarmonia energética proveniente de excesso ou deficiência afeta o sangue (Xué), a energia (Qi) e a essência (jing) – os três tesouros da MTC (medicina tradicional chinesa). O Jing é a residência da Vida, o Qi preenche-a e o Shen controla-a, quando um entra em desarmonia os restantes seguem o mesmo caminho.

O que permite a qualidade do sono bem como a sua duração é o estado da mente (Shen) e o da alma etérea (Hun). Ambos ancoram-se na energia yin e no Xué mas têm relação com órgãos distintos – o Shen relaciona-se com o Coração e o Hun com o Fígado. Se estes dois órgãos estiverem saudáveis e o Xué for abundante, Shen e Hun encontram-se ancorados e o sono será profundo, reparador e sem muitos sonhos. Quando vagueiam desancorados é fácil o sono ser agitado, superficial e com sonhos fatigantes.

Etiologia

Atividade laboral: stress severo, horário ou esforço mental excessivo podem enfraquecer a energia yin do Rim e, consequentemente, do Coração, desenvolvendo calor-vazio; ou pode criar Fogo no Coração que prejudica o yin do Rim – enfatizando a desarmonia no eixo Shao Yin (Rim-Coração).

Emoção: as emoções têm uma análise peculiar uma vez que o diagnóstico se altera quando isoladas ou acompanhadas. Por exemplo, o pensamento excessivo e a preocupação condicionam a energia do Baço-Estômago que é responsável pela formação de sangue e, por conseguinte, afeta o Coração e o Shen. Já a preocupação quando acompanhada de ansiedade pode gerar Fogo no Coração, agitando a mente. Sentimentos de frustração, ressentimento ou raiva ascendem o Yang/Fogo do Fígado. Um padrão de timidez, insegurança e indecisão manifestam fragilidade da Vesícula Biliar e do Coração.

Dieta: grandes quantidades ou excesso de alimentos gordurosos ou doces podem promover a formação de Humidade-Calor no Estômago.

Pós-parto: pode surgir devido a uma grande hemorragia ou à deficiência prévia de Xué.

Princípio de tratamento e terapêutica

É essencial nutrir e regularizar o yin, o Xué e o Qi, conservar o Jing e tranquilizar o Shen. A acupunctura e a fitoterapia conseguem recuperar o equilíbrio, induzir tranquilidade e, consequentemente, o sono. Há ainda outras formas de potenciar este feito:

  • Óleos essenciais (ver tabela 1): adicione 2 gotas à água do seu banho; ao óleo de massagem ou ao aromatizador de quarto. A reação olfativa tem ligação com as emoções, pois ambas são oriundas de impulsos que foram descodificados, interpretados e retransmitidos através do hipotálamo. Por exemplo, o óleo de Jemongrass tem compostos aldeídicos (citral, citronelal) que são calmantes e, portanto, o hipotálamo envia uma mensagem à hipólise para diminuir os níveis de ACTH (adrenocorticotrofina) na corrente sanguínea, hormona responsável pelo stress.
  • Dietética: evite jantar tarde, em demasia ou alimentos estimulantes como cafeína e álcool. O millet e os ovos de galinha são dois bons contributos. O método de cozinha depende do caso clínico mas em harmonização prefira cozinhar cerca de 50g de millet para 2L de água, por cerca de 30 minutos; já o ovo prefira-o escalfado. Se há muita agitação e ansiedade o mais certo é existir calor (seja verdadeiro ou de tipologia vazio) pelo que beneficiará de aipo salteado ou chá Oolong.
  • Rotina: por forma a transitar para um estado de relaxamento, opte por fazer yoga, alongamentos, meditação ou passear após o jantar. Defina uma rotina de sono (deite-se e acorde todos os dias à mesma hora); desenvolva hábitos de leitura ou de auto-massagem (ver sugestão de pontos na figura 1) e evite dispositivos eletrónicos cerca de 30 minutos antes de dormir.

Segundo o ciclo nictemeral, devemos adormecer no pico de funcionalidade do Triplo Aquecedor (estrutura energética associada ao metabolismo), entre as 21h e as 23h, para tirar proveito de um sono profundo e reparador. Lembre-se que todos os hábitos de sono se regulam pela hora do acordar, por isso reveja o seu ritmo matinal e acorde mais cedo durante 3 a 7 dias. Procure cuidar de si para despertar em plena saúde e aproveitar um novo dia cheio de novas oportunidades.

Diferenciação: sintomas e diagnóstico

Existem quatro casos que merecem compreensão: a dificuldade em adormecer denota deficiência de Xué ao passo que despertar facilmente durante a noite revela deficiência de yin. Sonhos ou pesadelos manifestam a agitação do Shen e o Hun, e acordar cedo indica Deficiência da Vesícula Biliar e do Coração.

Em suma, a insónia pode surgir, devido a deficiência de yin ou Xué, que desaloja o Shen (mente) e o Hun (alma etérea): excesso de yang/Fogo do Fígado ou Humidade-Calor no Estômago.